Pesquisa personalizada
A Terra não nos Pertence...: Alentejo

terça-feira, 24 de março de 2009

Alentejo

Hoje fui a Beja, bem no coração do Alentejo... bem, quase quase, já que o coração bate é em Évora...


Fico simplesmente abismado com tamanha beleza...
as planices, os campos semeados de cor: castanho, verde, amarelo... O céu azul no horizonte, as gentes, os animais, o cheiro, as aldeias, as casas caiadas, ruas limpas, o som... Tudo! Tudo no Alentejo me faz sentir calmo, livre, puro... Não sou alentejano, mas tenho orgulho em quase o ser! Bastaram 7 anos de vida em Évora e arredores para poder dizer que já tenho um jeitinho de Alentejo!


NOTA: A Região do Alentejo é uma região portuguesa, que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e as metades sul dos distritos de Setúbal e de Santarém. Limita a norte com a Região Centro a noroeste com a Região de Lisboa, a leste com a Espanha, a sul com o Algarve e a oeste com o Oceano Atlântico. Área: 31 152 km² (33% do Continente). População (2007): 760 933 (7,5% do Continente).


7 comentários:

Tana disse...

A cidade de Beja em si não me diz nada, alias, diz, "dizqué" feia!
Não tem comparação com a cidade Museu :), branquinha e linda...Évora!
Mas o caminho para Beja é lindo..característico do Alentejo..

O Alentejo é apaixonante!!!


ps: senti-te perto! Love u!

Unknown disse...

Pois... concordo! até porque acaba o campo e logo um prédio... não há transição... e Évora é Évora, cidade Património Mundial! Além de que tem o património da amizade na tua pessoa, e contra isso nenhum ponto do globo lhe faz frente! :)

Mas o mais perto que tive de ti... deve ser onde estou agora, em casa! Acabei por nem sequer passar por Évora! LOL

Mas senti-te nos ares do Alentejo!

BJS

Carla D'elvas disse...

eu gosto de ELVAS ;)

Beijo meu

Cris Animal disse...

Nossa...que saudadeeeeeeeeeeeeeeee!
estive em Alentejo uma única vez de várias que estive em Portugal e é isso mesmo: tudo lá é acolhedor, envolvente. Parece que o tempo não é esse relógio maluco que nos persegue. Há vida tem ujm ritmo diferente....PAZ.....
Lino post........amei
beijos
................Cris Animal

joão matos disse...

Por acaso Beja a cidade também não me diz muito, mas sempre me lembro de Beja como a cidade que tinha (ou ainda tem) um restaurante pequeno e bastante acolhedor, o dono era também o empregado de mesa e tinha ar de judeu (daqueles mesmo clássicos) e sempre que precisávamos dele, tínhamos que o ir chamar a uma casinha que havia próximo da cozinha, ele estava a ver filmes de fantasia e pedia-nos sempre desculpa por esta falha, mas, afirmava ele, é que eu gosto mesmo de filmes de fantasia.

abraço

Unknown disse...

Ok... eu quando referi Beja foi mesmo o destino que tive... mas quando descrevo é ao Alentejo que me refiro... Beja Beja só se for aqui... lol
Desculpem... Leiam como alentejo e esqueçam que fui a Beja (aqui). Não resisti...

Saltos Altos Vermelhos disse...

é lindo lindo!!!! adoro!!!