Pesquisa personalizada
A Terra não nos Pertence...: De fato não quero o pato

terça-feira, 31 de março de 2009

De fato não quero o pato

Bem... Vou tentar explicar:

Não concordo com o novo "Pato Ortográfico" ou "Novo Acordo Ortográfico". Claro que se eu escrevesse: "De facto não quero o pacto" talvez fosse mais fácil perceber-se o que eu queria sem ter de me explicar.
"Posso ser esquisito, mas não querer comer pato por estar de fato não é de fato um pato que faça!" - Entendam-se!

Começamos por não querer e dizer mal, mas começamos por aceitar alguns pontos!
- Aqui está outra frase que seria de simples percepção (perceção) no português CORRECTO (correto). Assim vemo-nos obrigados a a cada vez que escrevemos no Pretérito Perfeito ou se no Presente!
"Começámos por não querer, mas começamos a aceitar!" Seria tão simples!

Ok... não concordo... Já vi comentários de brasileiros que dizem que "devemos deixar de preciosismos e de sair do pedestal do tempo dos Reis e descer à Terra". Tudo bem, compreendo estas opiniões porque o português do Brasil há muito que é assim. Mas se dissermos que no Pacto Ortográfico se vão perder coisas como "Trema" (agüentar, conseqüência, cinqüenta) provavelmente também não concordam, mas que esse "Trema" que em Portugal não existe, para nós, é totalmente desnecessário! Quem fala do trema, fala dos acentos em palavras como "enjôo, vôo, corôo, perdôo" ou como "assembléia, platéia, idéia" que também vão desaparecer!

"Eles veem bem..." Fica a dúvida se eles chegam bem ou se estão com uma boa visão!!! Enfim...

Eu não concordo...
Mas fica aqui o debate aberto!
Venham opiniões, mas sejamos todos amigos!

BOA SORTE!

11 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente! De fato, não vamos a lado nenhum! :)

Tana disse...

Fora com o pato!!!

Qualquer dia não temos dignidade, é só mesmo o que nos falta perder. A língua portuguesa é Património!!

:(


Nós tivemos voto na matéria Nuno?

Unknown disse...

Não... aí é que está o grave problema... Então não era de, já nem digo outras pessoas, mas pelo menos perguntar-nos a opinião... mas enfim!

Tixa disse...

Tenho a dizer uma coisinha só: os brasileiros não escrevem, nem falam português, falam brasileiro. Lá por terem assassinado a língua, n querem q nós tb a assassinemos n? Eu vou escrever c mtos erros se este acordo patético for p a frente, garanto-te. E o facto (que sempre será facto e não vai ser um iletrado dum brasileiro a dizer-me o contrário) das editoras brasileiras terem interesse em invadir-nos o mercado e, possivelmente, terem passado uns trocos p as mãos de meia dúzia de intelectuais da nossa praça q disseram aos iletrados dos nossos governantes "sr ministro, assine q assim vamos passar a dizer oi, chapa, legau, cm nas novelas", tb deve ter algum peso, digo eu. Mas eu sou mt má língua!!!!lol

Tixa disse...

BEJOOOOOOOOO GRANDEEEEE, TENHO SAUDADES TUAS CROMOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Gostava de ter a opinião de alguns amigos brasileiros... mas depois de tanta guerra não sei sde eles quererão responder a este post!

Tb tenho saudades tuas Sô Dona Tixa

Escrevendo na Pele disse...

Eu amo a língua portuguesa e isso é um facto! Fiquei chateada com tantas mudanças. PS: Adoro tremas, acentos e etc. Mas pelo que vejo... perdemos acentos... fico então por aqui reticente e suspensa...

Escrevendo na Pele disse...

Em tempo: assentos. Agora que vi senti que quase perdi o senso. Senti um cinto apertando-me aqui...

Guardiã dos Sonhos disse...

Eu também não concordo com este "PATO" ortográfico.
Adoro a nossa Língua, as nossas palavras...
é uma vergonha!!!

Rafeiro Perfumado disse...

Eu já publiquei a minha opinião há uns tempos, vou resistir até ao fim a essa abominação, seja na blogosfera seja no trabalho, não haverá quem me obrigue a trair a língua que me foi ensinada. As línguas têm de evoluir, é um facto, mas por iniciativa própria, não por imposições vindas de fora e por iniciativa não se sabe de quem.

Abraço!

Anónimo disse...

Adorei ler este post! Na verdade, eu por aqui na net, escrevo sempre á pressa e nem uso quase nada disso!!! looool
Mas até mesmo nas sms faço imensa questão de escrever correcto! até pq até o raio do dicionário do meu adorado Nokia tem tudo isso!

Azar! Sinto muito,lamento e até choro mas eu vou escrever como sempre fiz! Já perdemos o escudo, qualquer dia é a bandeira! Humpff...